Translate

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ayutthaya - Para a História

Por aqui existem diversos métodos de transporte, elefante, tuk tuk, barco,etc, mas o mais comum entre os turistas é a bicicleta que pode ser alugada por um pouco mais de 1€ para todo o dia. 
Recusei a alugar uma e preferi caminhar. 
Porquê? perguntava-me o responsável pelo hostel, porque gosto de interagir e penso que tenho mais contato com as pessoas... 


Verdade seja dita que na primeira noite quando regressava ao hostel  e me perdi, mesmo de mapa na mão e numa ilha... aliás: como é que conseguir sair desta ilha??? era a pergunta que rondava na minha cabeça, quando um tailandês parou e questionou o mesmo...claro que o fez em Tailandês, não falava uma palavra de inglês e tentei mostrar-lhe onde queria ir... mandou-me subir para a mota, questionei? mas recordei-me das dezenas de cães por que tinha passado e decidi aceitar... em minutos colocou-me à porta do hostel e desatou a rir em conjunto com o segurança quando cheguei... depois apontou para a mota e para uma bicicleta e deve ter dito: vê lá para a próxima aluga uma destas para não te perderes.... passei-lhe o valor que tinha visto nas paragens de motas locais e rejeitou, no no.... ok,  agradeci e segui...

 

Mais um dia e lá estava eu a caminhar novamente pelos inúmeros templos, depois parei junto a uma mesquita a ver um desporto com o  qual ainda não me tinha deparado.... Colocar a bola num dos cestos,  claro que o pé é o favorito, mas vale mesmo tudo... chamaram-me e tentei ao jeito do basquete colocar a bola, nem lá chegou :S... permaneci vários minutos a vê-los e a aplaudir quando eram sucedidos.... até que decidi partir, estava a ficar escuro, foi aí que um deles me disse que me dava boleia para o ferry... aceitei e tudo estava bem, até me dizer qualquer coisa que não percebi e passarmos pelo acesso do ferry....comecei a fazer mil e um filmes de terror, estúpida é agora que te fazem mal.... e outros pensamentos mais bizarros... 


até que finalmente vi onde me levava... ao primeiro local onde os portugueses se fixaram quando em 1510 chegaram a Ayutthaya... uauh!! já tinha ouvio falar no local, e queira conhecer... tirámos uma foto a cada e levou-me ao barco...mt obg!!!



No dia seguinte, caminhei bem, aliás foi o mais longo dos dias... ao final, de rastos ainda tentei ver o mercado flutuante que era uma anedota para os turistas :( uma rapariga chamou-me e disse: train statiion? ui!! como é que ela sabe que vou mesmo para lá, para ver o comboio para amanhã... respondi afirmante e ela disse-me para saltar para a sua motinha.... chamou-lhe de tuk tuk MiMi.... eu sabia o caminho e quando se começou a afastar comecei a olhar de lado, bem sou maior do que ela...ou melhor talvez me queira levar mais dinheiro... esquerda, direita, cada voltinha, até que finalmente chegamos...de cara meio fechada a pensar não me vais enganar no preço, perguntei-lhe: "How must?"  e ela respondeu-me: "No no.. Free.. and Welcome to Thailand" juntou as mãos e dobrou o tronco... uauh!!! este povo sabe mesmo receber... todos os motoristas de tuk tuk e taxis arrogantes da khao san Road estão completamente esquecidos.... 

Thank you!! คุณ ขอบคุณ!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário