Translate

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Kuta (Bali)

Vou com 6 meses de viagem, o que traz bagagem, além disso vou para Bali, o que acarreta muitas expectativas!!! Será que é tudo o que imagino? ou será que ainda vai conseguir superar :D... Estou ansiosa neste momento...



Quando falamos de Bali todos nos falam do paraíso...





Na minha mente paraíso, obrigatoriamente tem uma praia e li que Kuta é considerada uma das melhores no Bali, aliás o aeroporto fica pertíssimo, portanto o primeiro passo em Bali está escolhido e definido, será na praia de Kuta!!!


E Kuta tem aquilo tudo que imagino???

Não, muito pelo contrário, está tão longe que assusta.... serei eu a única a vê-lo... não outros backpackers falam exactamente do mesmo...

A realidade é dura, construções monstruosas, hotéis de 5 estrelas, restaurante do Jamie Oliver e tudo... mas mesmo ao lado, temos o choque e a realidade Indonésia, aquela que vive com menos de 3 dólares por dia...


Então mas como chegamos a associar Kuta ao paraíso? Kuta foi um dos primeiros destinos turísticos por estas terras, um casal americano nos anos 30 ficou por aqui, construiu uns bungalowns na praia e ensinou a malta a surfar... e a lenda começou...

Caminho pela praia até onde me deixam, porque chego à vedação que separa a praia acessível da parte que dá acesso ao aeroporto... as diferenças são notórias... será que efectivamente o paraíso estava por aqui?


Acredito que sim...

Mas que aconteceu? 

Turismo... Odeio os turistas, eu sou turista, por consequência odeio-me... e é a mais pura das verdades... principalmente assim, bem acima, em número, das capacidades do lugar...

Ódio é um sentimento muito forte, talvez nem deva pronunciar a palavra... mas é o sentimento que me assola neste momento, onde vejo hoteis de 5 estrelas construídos nos últimos grãos de areia disponíveis... Turistas amontoados, até em cima de rocha, ou a pagarem fortunas para estarem no Bali, em Kuta, quando existem lugares tão melhores...


Depois temos o lado obscuro, a noite, as drogas, os esquemas...


Assim quando cheguei troquei dinheiro, conversão: 1€ - 14.900 Rupiahs.. quando cheguei a casa percebi que tinha feito a troca ligeiramente superior ao que estava nesse momento... Uauh!! esta malta deve trocar tanto dinheiro que pequenas flutuações não devem ter assim tão influência.... No dia seguinte enquanto a conversão se manteve abaixo dos 14.900 Rph, encontrei um lugar que trocava por 14.995Rph... Tentei trocar 100€. Dei por mim com 1.410.000Rph na mão, entre nota e mais nota... espera lá, isso não é o valor que está no placar... Respondeu-me tens notas de 10€ a conversão não é tão alta... Já em Bangkok tinha visto o mesmo, as notas mais altas por um valor superior, assim sendo na próxima vez levei  100€  em duas notas de 50€ e voltei a tentar a minha sorte.... Desta vez encontrei a conversão a 15.150Rph... Uauh!!! tenho aqui 100€, em notas altas, ainda vou ganhar dindin... Contou, colocou em 3 montes de 500.000Rph e os restantes 150Rph de parte, juntou e devolveu-me, mas um dos montes desapareceu... Então, onde está? Questionei, Explicou-me comissão... estás a gozar comissão de 1/3 do valor... Louco, ou melhor eu louca, será que da primeira vez também fui enganada, passei pelo mesmo lugar hoje anunciava a 14.600Rph, um parece que este deve ser mais sério, ou isso ou lá fiquei mais pobre...


Este é apenas um exemplo, aqui turista é para ser enganado, afinal não quer o paraíso? Tem que pagar e ajudar o próximo... Ah mas também foste a um lugar obscuro, pensa uma pessoa... nem por isso, estão em todo o lado, alguns até parecem oficiais, agora já percebi que sempre que têm a taxa superior deve ser para te roubarem 1/3 no esquema de um terço para dentro do balcão... cheguei a ver a 15.499Rph por euro, enquanto este se afundava abaixo dos 14.800Rph no mercado...


Resumindo, imaginem uma praia como a da costa da caparica, a parte mais ranhosa, junto ao centro, centro esse que se parece com o bairro alto de noite e com as sras da Nazaré que em vez de só alugarem quartos, têm barraquinhas para tudo e a comida tão boa como as portas de santo antão em lisboa... Olá, chegaram a Kuta!!

Portanto, aqui deixo um conselho, um dos mais valioso que dou;  querem ser exóticos e pensam em vir para o Bali, gastem o mesmo dinheiro, mas vão antes para Tróia: bebem um sumo natural na comporta, saboreiam uma refeição no museu do arroz ou na Carrasqueira, alugam o quarto mais caro no Troia Resort e no final ficam com mais dinheiro no bolso e sim podem até ter saboreado o Paraíso!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário