Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Senaru (Lombok)

Motinha, cá vamos nós para mais uma jornada, desta feita o objectivo é dar a volta ao vulcão Rinjani, que imponentemente ocupa um lugar de destaque na ilha de Lombok.




Falhamos redondamente, aliás nem a meio chegámos, mas aproveitamos bem o dia...

Paramos para almoçar numa praia sem ninguém aos banhos....


Apenas tinha um pequeno Warung (restaurante), ninguém falava inglês, mas foi simples explicar o que pretendíamos em linguagem gestual... A sra abriu a panela e serviu-nos um pedaço de carne e arroz, simples e picante!!!



Os míudos vieram à corrida, novidades!!! Temos entre nós pessoas que não vemos todos os dias.... Brincaram, olharam-nos, mas percebe-se que o turismo passa por aqui, pois com ar meio envergonhado saiu a palavra money!!!


Será que os turistas dão dinheiro as estas crianças?? Na minha opinião é o pior que se pode fazer, porque aquilo que é uma gracinha, para um doce no mundo ocidental, leva crianças a vaguear nas ruas à noite a venderem pulseiras, ou bebidas, porque simplesmente é mais difícil dizer que não a estas carinhas... 


E em vez de estarem na escola, ajudam as famílias e trabalham, a questão é que os pais que também o deviam fazer estão sentados ao lado a controlarem... Compreendo a necessidade de ajudarem, nem sou radical para dizer que não o devem fazer, mas em tempos livres, não para os pais estarem esticados numa rede enquanto a carinha laroca vende o que quer que seja ao turista... e depois quando crescer??


E foi no meio de muitas barraquinhas que vimos uma das cascatas de Senaru.... Um lugar com uma beleza sublime, mas que tem uma imensa estrutura de cinzento, com barraquinhas e vendedores...


Afinal é um lugar de peregrinação e destino de lazer para os locais que até compreendo, mas conseguiram estragar o lugar :S



Felizmente, mais afastada com difícil acesso, encontrei uma das cascatas mais bonitas que tive a felicidade de ver... Uauh!!! tinha logo de ser no dia em que resmungava por ser mulher, não tinha bikini e apenas umas calças de ganga, para me protegerem na mota, afinal era suposto darmos uma volta ao vulcão, mas terminámos nas cascatas, sem stress e sem banho pelo menos para mim, o campeão do Gonçalo lá foi fazer inveja,homens!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário