Translate

domingo, 24 de maio de 2015

Ban Lung e Caminhada no Rachah

Depois da capital, decidi ir até ao nordeste do país... 8 horas de autocarro... pensei ser a única, mas mais dois turistas, um casal, juntou-se a esta aventura pelas estradas do Camboja.... Claro que depois de tanto tempo, inevitavelmente acabamos por começar a conversar e combinar uma caminhada conjunta... O Norte entre outras coisas oferece caminhadas na selva!!!

À noite, um outro casal olhava com frequência para mim, não percebi o porquê, mas quando regressei ao bar, o rapaz dirigiu-me umas palavras, em Português!!! Um tuga perdido pela França, ansioso por comunicar na língua de Camões e eu super feliz por pratica-la :D Combinamos no dia seguinte visitarmos o lago Boeng Yeak Lom. Estima-se que seja uma cratera resultante da queda de um meteorito à 700.000 anos atrás, é um redondo perfeito e consegue fazer-nos atirar tudo para o chão e saltar para a água....



Mas, o obectivo da viagem era mesmo uma caminhada pela selva e também a oportunidade de um encontro com algumas das comunidade minoritárias da região. Aqui não se fala khmer e todas as poucas palavras que aprendi de pouco me servem. Vamos caminhar eu, o casal Alemão do autocarro, um guia Khmer e um guia local. Fomos recebidos por imensas crianças a brincar e a banharem-se no rio, mas o que mais me chamou a atenção foi o processo de recolha de água para consumo.... um buraco ao lado do rio e a água para dentro de todos os recipientes de plástico que conseguiram juntar e que vão sendo "lavados" no rio....


A caminhada não deve ser muito exigente, mas a temperatura, assim como a ameaça de sangue-sugas, são o suficiente para me deixarem em estado alerta, o casal de alemãos decidiu apenas caminhar dois dias, eu queria mais, mas preciso de companhia para conseguir fazer a caminhada e por isso juntei-me, penso que posso fazer outra mais tarde....Vendo a descontração do meu colega de caminhada.....



... seguida pela do guia, isto vai ter de ser fácil...


O guia da comunidade minoritária, fuma tabaco de enrolar apenas com uma folha da selva, será para turista ver?? Bem o vi sacar um cigarro do maço do colega na noite, mas verdade também que estava a chover e precisa das folhas secas, costuma aquecer as folhas com o isqueiro antes de lhe colocar o tabaco.... 


Depois de perder, toda a água que ingeri, diga-se 3 garrafas de 1,5L chegámos ao destino final, a cascata, mas até esta água parece proveniente de um pote de chá!!! nada refresca nesta terra?


Os guias levaram tudo necessário para uma vida na selva, mas aproveitaram também o que a natureza nos proporciona, logo o arroz foi cozinhado no bamboo, uma delicia...


Tivemos direito a copos de bamboo como souvenir :D


Uma cama de rede com rede mosquiteira integrada....e será que estes pauzinhos aguentam com 5 pessoas???


No dia seguinte, a parte mais complicada, uma subida enorme logo a seguir ao pequeno-almoço, no qual aproveitei para ingerir todas as calorias possíveis....

Comecei a aquecer, aquecer...tenho toda a roupa encharcada em suor, a certa altura troquei as calças de ganga, sim estava de calças de ganga, a única protecção que tinha para as sangue-sugas....para umas calças leves, que absorvem todo o suor, parecia que tinha caído num lago...um pouco de vento pf!!!

Abençoados alemãos que só quiseram caminhar por dois dias, não sei o que seria de mim se tivesse de ficar mais uma noite na selva, tenho toda a roupa encharcada em suor...
..os dois guias nem suavam.... e caminhavam de chinelos e calções... quando me venderam isto tinha de ser de meias compridas e calças longas.... deveria ter tentado a minha sorte com os bichos que sugam sangue, mas de calções!!!


Ainda nos perguntaram se preferiamos o caminho mais longo? O que se vê mais? mais do mesmo responde-me.... vamos em short cut!!!!

E assim chegamos de volta à aldeia, onde a seguir ao almoço, visitamos o cemitério local. A maioria da população no Camboja é budista e crema os corpos, mas esta população minoritária enterra os corpos, com alguma criatividade!! Descreve-se através das estruturas em madeira a profissão do homem em vida, mata-se um  ou mais búfalos, canta-se, dança-se e bebe-se em sua honra....



No dia seguinte os meus companheiros seguiram para oeste, mas eu fiquei, ainda não vi a cidade e assim percorri o seu mercado, onde observei os artesões locais criarem peças como brincos, pulseiras, fios, etc, para venda nos estabelecimentos no mercado, quase próximos da banca da roupa, carne e peixe...



E aqui posso afirmar que visitei o mercado mais mal cheiroso de sempre!!! não teria coragem de comprar nenhuma alimento.. recordo as palavras da rapariga com que compramos a viagem para a selva, de manhã vou ao mercado comprar os alimentos para a vossa viagem... Não sobrevivemos só à selva, sobrevivemos a este mercado também!!! Valentes!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário