Translate

sábado, 30 de maio de 2015

Kompong Cham

Depois de me deliciar e caminhar ao meu ritmo,  tenho apenas 3 dias no visto para o Camboja... Já não vou conseguir ir mais a este e tenho todo o país para atravessar para chegar à Tailândia, o que me deixa com apenas um dia para Kompong Cham. Quase pensei em não parar, mas decidir ficar, um dia é melhor que nada... e que dia, dificilmente me esquecerei da experiência....

Pela primeira vez visitei uma fábrica... 


E apesar desta primeira imagem não ser da fábrica em questão é da sua matéria prima, a árvore dá a resina que se transforma em borracha!!!


Para visitar a unidade fabril é simples: 1 Dólar!! tenho direito a um documento identificativo e nada mais, ou melhor, tudo o que pretenda...andei à vontade, falei com as pessoas, nada me foi negado, até trouxe uma amostra!!


Agora, não tive entraves, nem limitações, mas quase que tive   um acidente...escorreguei no chão molhado, mas felizmente o meu pé conseguiu travar antes de ir ao chão, fiquei apenas com o ténis todo encharcado da água amarelada e fedorenta...


Se quando passo pelo camião do lixo, admiro a coragem daqueles homens/mulheres, neste momento nada se compara ao cheiro que senti nesta fábrica. Compará-la com o camião do lixo é o mesmo que comparar o cheiro de um queijo fatiado acabado de comprar no supermercado, com um amanteigado que ficou todo o dia fechado no carro enquanto vamos para a praia, sendo esta fábrica a segunda opção.....

..por várias vezes pensei que ia vomitar, tive mesmo de me afastar, respirar fundo e tentar afastar o pensamento, posso dizer que foi o pior cheiro que senti na vida...  e mesmo assim, fui recebida com sorrisos e com curiosidade... também pensaria: estes turistas são tão parvos, tanto lugar para visitar no mundo e vêm logo aqui!!!


..não aconselho a visita a pessoas sensíveis:  além do cheiro, temos as condições praticadas, não tenho nenhum curso de higiene e segurança, mas certamente a ASAE nem entraria nas instalações, estaria logo fechada!! eu tb não quero repetir a experiência olfativa. 

Como estas pessoas o fazem por 100 $ por mês!! E este será sempre o ponto de comparação mais baixo que conheço, nenhuma outra experiência que tive se compara a esta dura realidade!!


Mas a minha tarde não ficou por ali, esta cidade merecia mais tempo, mas ainda assim consegui visitar o bairro muçulmano....



Visitar um farol Francês, aqui seguia na minha boleia até lá, estava com pouco tempo, tive de ser rápida... :D



E por último a ponte de Bamboo, 900 metros de ponte toda em bamboo, unem a cidade a uma ilha no rio Mekong. Apesar da sua aparente fragilidade, seguem peões, bicicletas, motas,carros, tudo passa nesta ponte!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário