Translate

terça-feira, 26 de maio de 2015

Koh Preah

Saí de Ban Lung bem cedo e cheguei a Strung Treng pela hora de almoço. Dirigi-me ao hotel e pediram-me 6 US$/noite, por um quarto muito quente, segundo um casal que tinha conhecido em Ban Lung e tinham vindo no dia anterior... No meu guia existia outro lugar e surpreendentemente o rapaz do hotel, disse-me para ir procurar calmamente e deixar a mala ali, que a guardava... Não podia ser melhor, validei a segunda opção, ainda mais cara e acabei na agência Asia-Xplorers que organiza tours pelo rio mekong. Depois de tanta informação preciosa, decidi não ficar em Strung Treng e seguir para uma ilha a sul, Koh Preah! Aí acabaria por ficar a minha segunda noite numa casa local.


Mas ainda antes de rumar a sul, no hotel simpático, o rapaz, ofereceu-se para ser meu guia e por 50US$, levaria-me para uma comunidade, ficáramos numa casa com os locais, teria 3 horas de demonstração da pesca local, jantar e deslocações. É de facto um bom preço, mas decidi que deveria fazê-lo por mim, é sempre mais realista, mais "ao natural" e assim segui, aproveitei ainda o seu transporte de mota até ao ferry,  7US$ gastos até este momento!!

Toda a vila vive e respira mar, ou melhor rio.... Em todas as casas são visíveis redes de pesca... desloquei-me ao rio na esperança de encontrar algum pescador....




Encontrei apenas uma embarcação e não posso dizer que sejam pescadores experientes, mas por outro lado são bastantes curiosos...
Devem ter ficado muito espantados quando viram uma turista a fazer-lhes sinal e vieram ao meu alcance....


Disse-lhes: só quero navegar um pouco com vocês e vêr-vos a pescar... Responderam afirmativamente e convidaram-me a bordo.. isto tudo em gestos claro!!! o meu kmher é do mais limitado que existe...

Ele segue à frente, lança as redes, 





ela atrás manobra o barco, salta para dentro de água para içar as redes quando se prendem. A típica relação homem/mulher, onde ele apanha o peixe, mas ela faz quase tudo ....   


E assim aprendi a contar até 10 em kmher, sempre que içavam as redes, lá começava eu:
1 - mui; 2-bi/pi (ainda não percebi bem); 3- bey; 4-buome; 5-prome; 6= 5+1 prime + mui e assim em diante repetindo 5+ o resto até 10-dope!! e até 19 é simples, porque já sabemos de 1 a 9 :D para quê complicar mais?!!??! o peixe é que não cresceu mais do que isto, bem eu o contava e ansiava por ver um grande (tome) mas nada....



Após mais de 1 hora os meus companheiros seguiram felizes para casa com o jantar da família...

Eu continuei a descobrir a ilha, alías só tinha andado uns 500 metros, pouco tinha visto até que vislumbrei este quarteto com as suas fisgas, mas o que é que os miúdos estão a fazer???... a tentar apanhar mangas, numa árvore com mais de 4 metros de altura... e será que conseguem???


Claro que sim, devem passar horas nisto... E como este pequenote já estava com a sua recompensa pedi-lhe a fisga emprestada, não me pareceu assim tão complicado.... lá comecei, também eu quero uma manga apanhada diretamente da árvore com fisga... lembro-me que cheguei a usar uma em míuda, para atirar pedaços de papel... nunca numa verdadeira luta pela sobrevivência...


E aquilo que parecia simples, para os míudos, para mim estava bem complicado, mas eu até achava que tinha pontaria.... de 4 passaram a ser mais de 10 de volta da turista que está a tentar acertar nas mangas.... a cada 2/3 min lá caía uma e eu nada... a certa altura um pai de uma das crianças, veio com um saquinho com 2 mangas para me oferecer.... Mas que desaforo, enquanto houver luz daqui não arredo pé, isso ou acertar numa manga.... 



..e assim foi, por uma meia hora, até que num golpe de genialidade, seguida de uma pontaria extrema, uma manga estatelou-se no chão......era minha, só minha, finalmente tinha conseguido!!!


Existe até um carrinho especial para carregar a recompensa, a minha seguia na mão, o fruto da minha conquista!!! tinha mais 2 na mochila dentro de um saquinho de plástico.....


Regressei a casa para me deliciar com um dos melhores jantares e no dia seguinte apanhei boleia, por 2US$, com o pai da família com que tinha ficado, é o dono do barco que leva pessoas entre Strung  Treng e Koh Preah... 


Saldo final - Transporte 9 US$; Jantar 3US$; Dormida:3US$ 

Fiz a festa e que festa por 15US$, 35US$ de lucro só da parte financeira :D

Sem comentários:

Enviar um comentário