Translate

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Kompong Luong

Bem-vindos a minha casa para as próximas 24h! é uma habitação de 25 m2 aproximadamente, rodeada de água de todos os lados, portanto uma ilha, excluindo a parte de ser um pedaço de terra... são vários pedaços de madeira construídos sob troncos de bamboo!!!


Cheguei, apresentei-me à família: avó, mãe e as duas filhas, mostraram-me o quarto e seguiram na sua vida de sobrevivência ao calor e ao choro das pequeninas.... Eu tentei dialogar com o meu dicionário Kmher-Inglês... mas aquilo são quase sempre frases feitas, difícil de construir algo....e torna-se ainda mais complicado porque sempre que me aproximava da mais pequena esta desatava a berrar... tive experiências parecidas em África, talvez achei que seja um fantasminha......buuuuhhh!!!!


Portanto, pela primeira vez na Ásia sem internet, com um espaço confinado, queria percorrer a ilha, mas não tinha bote, nem canoa, só podia alugar um tour à volta por 10 dólares, que deixei para a manhã seguinte... restou-me apreciar a vida na "ilha" e como se deixa passar o tempo por aqui.....

Como não nos deslocamos, desloca-se o estabelecimento comercial até nós.. simples.... e assim se compraram os vegetais para o jantar :D


Depois as minhas vizinhas, que com mais sorte que eu possuíam uma embarcação passaram toda tarde em relações comerciais, ora vou buscar uma bebida ao vizinho da frente, ou comprar um rebuçado, ou buscar o que falta a minha mãe para o jantar.... e lá contavam elas os tostões que faziam nas suas viagens....



Podemos pensar que a maioria do comércio vive em volta da alimentação, o que é bem verdade, mas também tive tentada a comprar uns calções que os meus estão a ficar velhos, no entanto a sra ignorou-me e tive vergonha de a desviar do seu caminho, não sabendo se tem o produto que desejava....




Esta comunidade vive assim, em casas flutuantes, desloca-se em barcos e lá ao final do dia juntam-se para uma cerveja, num dos bares, ou na casa do vizinho, que entretanto regressaram do trabalho e agora com todas embarcações estacionadas, já se consegue alcançar a casa mais próxima, por terra, por barco aliás....



No dia seguinte parti finalmente à aventura, ver todas as casas, o comércio, aproveitei para comprar uma baguete para o pequeno almoço e apreciar, a fábrica do gelo e até a igreja, pois aqui não falta, quase nada, com a pequena diferença que tudo flutua....






Sem comentários:

Enviar um comentário