Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Phnom Penh - O Presente

Enganem-se todos aqueles que julgam que os Tugas são super corajosos por comer caracóis, aqui também existem e garanto que existem muitas mais coisas que nenhuma coragem me levará a mastigar... Entretanto ando a ganhar coragem para provar estes, que devem ser pouco picantes, como o resto da comida :S


Phnom Penh, tem também um dos comércios mais ecológicos e recicláveis do planeta.... Nas suas preces, requerem ajuda do Buda e em seguida libertam uns passarinhos.... 


Depois os bicharocos voam um pouco e poisam nas árvores, aí os garotos de rua, seguem com uns paus com cola e pumba, voltam para as gaiolas...


A cidade não tem a dimensão de Bangkok, mas está a crescer e cada vez mais vemos arranha-céus junto a templos e ainda temos edíficios de estilo francês, remanescentes... 


O Budismo e as escolas para os monges têm inúmeros seguidores, apesar de alguns, partilharam comigo, que permanecem monges só até terminarem a licenciatura, depois querem casar e ter filhos....


Após mais de 1 mês e meio, ainda não tinha tirado uma foto com um monge, imensos passam por nós todos os dias, mas continuava a espera do momento em que não fosse eu e simplesmente acontecesse e finalmente aconteceu... Um grupo de monges chamou-me, "roubou-me" a máquina por momentos e um dos monges tornou-se fotografo a registar os momentos de uma turista com os seus companheiros... onde aprendi que sempre que nos fotografam com monges devemos ter as mãos juntas...


Mas este grupo de monges não eram os únicos curiosos pela minha presença, nem pela minha máquina... as crianças, quando vêem a máquina têm um fascínio por se ver retratados... este miúdo era um autêntico modelo...



E deixei para o fim, a visita ao palácio real e quando cheguei não me deixaram entrar.... a menina está de calções demasiados curtos, não pode... pensei, re-pensei e optei por ficar mais um dia para poder vislumbrar o palácio, no dia seguinte levantei-me, almocei dirigi-me para o local e quando estava no caminho vi que tinha vestido novamente calções, mas que se passa na tua cabeça??? voltei atrás, mudei, mas ainda bem que insisti, contrariamente a Bangkok onde milhares de turistas se amontoam, aqui podemos caminhar calmamente, apreciar a beleza do palácio e foi também aqui que os monges me chamaram e disseram que queriam tirar fotos comigo, estava no destino, tinha mesmo de insistir :D



Sem comentários:

Enviar um comentário